Limerick: a primeira cidade da cultura da Irlanda em 2014 a emergir do rejuvenescimento de US $ 8 milhões

Limerick, uma cidade do sudoeste da Irlanda que lutou fortemente para superar uma imagem negativa relacionada à violência, está destinada a ocupar o centro das atenções como a primeira cidade nacional da cultura da Irlanda, uma iniciativa que espera criar eventos culturalmente mais relevantes em todo o país. O programa anual de diversos acontecimentos está programado para começar em janeiro.

Crédito da foto: Columbia Hillen

Com um orçamento de mais de US $ 8 milhões, a cidade - que já passou por um grande rejuvenescimento no centro da cidade com lindas passarelas para pedestres e áreas comerciais - vai lançar seu ano especial com uma extravagância de Réveillon que incluirá a Procissão da Luz. O evento será composto por carros alegóricos iluminados, clima de carnaval, teatro e artistas comunitários.

No mesmo mês, uma corrida de seis noites de Riverdance, o show teatral irlandês, acontecerá. Notavelmente, o compositor Bill Whelan, nasceu em Limerick. O início da celebração do 20º aniversário do show acontecerá no University Concert Hall, teatro Limerick com capacidade para 2.500 pessoas.

Crédito da foto: Columbia Hillen

Pat Cox, presidente da Limerick City of Culture 2014, disse que outros destaques do programa incluirão a estreia irlandesa de NoFit State Circus, a principal companhia de circo contemporâneo do Reino Unido; a orquestra de câmara irlandesa atuando no Milk Market com o Ballet Ireland; um Museu do Povo funcionando durante todo o ano; um evento no estilo Proms in the Park no verão; e um concerto do flautista James Galway no University Concert Hall.

Em The Irish Times, Karl Wallace, diretor artístico da Limerick National City of Culture, disse que o programa de um ano seria "ousado e contemporâneo" com a estreia irlandesa do South American Show Fuerza Bruta em março, descrito como um “evento de clube com uma mistura de acrobacias”. Outra estreia irlandesa será Fausto dirigido por Silviu Purcarete, cujo conteúdo bruto, incluindo nudez, deve atrair multidões curiosas.

Foto cedida pelo Museu Frank McCourt

Ao todo, todo o programa cultural tem 13 categorias diferentes: eventos de rua, artes visuais, música, comida, moda, Secret Limerick, artesanato, infantil, arquitetura e esporte. Mais de 100 grupos de Limerick se candidataram sucessivamente a financiamento para organizar eventos.

Além de uma gama diversificada de produções especiais, Limerick já desenvolveu uma série de atrações turísticas, incluindo o Museu Frank McCourt, que foi vencedor do Prêmio Pulitzer de literatura por seu romance autobiográfico Cinzas de Angela. Nascido no Brooklyn, McCourt passou a maior parte de seus anos de formação nesta cidade antes de voltar para Nova York aos 19 anos, tornando-se professor e desenvolvendo sua ilustre carreira de escritor. Idealizado pela artista criativa e dinâmica, Una Heaton, nativa de Limerick e amiga da família McCourt, este museu multifacetado na Leamy House no estilo Tudor oferece aos visitantes uma visão interessante sobre a criação do escritor pobre e seus sucessos profissionais mais tarde na vida .

Crédito da foto: Columbia Hillen

Os artefatos incluem muitos dos prêmios internacionais que McCourt ganhou, bem como cartas pessoais, fotografias antigas, primeiras edições e várias traduções de seu romance. Curiosamente, até mesmo algumas das cinzas de McCourt estão lá em uma caixa lacrada bem acima de uma sala de aula recriada dos anos 1930, semelhante àquela que o autor teria frequentado. Ela está tão entusiasmada com os visitantes que Heaton pode até desenhar seu retrato em um espelho, como ela fez conosco.

Foto cortesia de King John's Castle

Com um investimento de cerca de US $ 8 milhões concluído este ano, o Castelo do Rei João é uma grande atração turística. As impressionantes novas exposições inauguradas este ano trazem à vida mais de 800 anos da dramática história do castelo por meio da tecnologia da tela de toque, animações deslumbrantes e projeções fantasmagóricas que conectam os visitantes a contos de cerco e guerra. Da mesma forma, o elegante North Munster Masonic Center em Limerick, do outro lado da rua do castelo, exibe uma ampla variedade de exposições com conexões maçônicas mostrando os vínculos históricos e a interação entre a antiga Ordem e a vida comercial de Limerick nos últimos 300 anos ou mais. A entrada é com hora marcada e é gratuita.

Crédito da foto: Columbia Hillen

Limerick tem muitos restaurantes e pubs finos, um dos destaques, conhecido por suas muitas noites de atividade, é o Armazém de Dolan. Recentemente, fez uma parceria com a Interactive Theatre International para mostrar uma performance de Torres Defeituosas, uma popular série de televisão britânica que foi o tema de uma noite de entretenimento cômico participativo com três atores, com jantar incluído.

Um pouco mais de 19 quilômetros a sudeste de Limerick fica o recém-restaurado Lough Gur Heritage Center com uma trilha de caminhada adjacente que leva ao lado de sítios arqueológicos interessantes, incluindo um círculo de 113 pedras; uma tumba em cunha que data de cerca de 2.500 aC; fortes de pedra em Carrig Aille (500 a 1.000 DC), bem como os castelos em ruínas dos Condes de Desmond e a Nova Igreja medieval.

Crédito da foto: Columbia Hillen

Resumindo, com novos eventos e opções de entretenimento sendo adicionados regularmente à programação anual da Cidade da Cultura, Limerick pode ser o lugar que vale a pena visitar na Irlanda no próximo ano.

Assista o vídeo: Limerick Ciudad de la Cultura. 2014 (Janeiro 2022).